Sinto falta dos desenhos japoneses na TV





   Existem desenhos bons, existem os desenhos ótimos, existem os desenhos excelentes e existem os desenhos japoneses, os famosos animes são os melhores dos melhores, ninguém é tão genial quanto os japoneses em matéria de desenhos. Porém os tradicionais animes que marcaram época na TV simplesmente sumiram das telinhas.
   Atualmente os desenhos da TV são em grande maioria de procedência norte-americana, que também são bons (não os que estão passando atualmente), mas os japoneses são os melhores que existem, batalhas épicas, personagens com inúmeros superpoderes, são simplesmente demais, e agradavam e muito o publico infantil e adolescente, tendo em vista que os animes eram tão apreciados pelo publico fica incompreensível o fato de não serem exibidos com a mesma frequência de tempos passados, pois geravam um grande retorno através da audiência.
   O mercado de desenhos sempre teve como o grande destaque os desenhos japoneses, é o típico do desenho que mexe com a cabeça do telespectador, pois são muito bem produzidos, muito bem trabalhado pelos criadores. No Brasil um dos maiores fenômenos lá na década de 80 foi o desenho Jaspion (não é da minha época), porém as pessoas com mais de 30 anos certamente já assistiram algum episódio desse desenho, alias esse mesmo era tão bom que foi copiado pelos americanos, o também famosos Power Rangers, desse a geração mais nova se lembra. Porém segundo muitos a cópia americana é muito inferior ao desenho japonês (com certeza).

   A lista de desenhos japoneses é enorme só para citar alguns que fizeram grande sucesso aqui no Brasil O Jaspion foi o primeiro grande fenômeno japonês, depois vieram Cavalheiros dos Zodíacos que é uma saga sensacional, Dragon Ball (lembram quando era no SBT? Era demais aquele desenho)depois veio o Dragon Ball Z saga do Freezer e Cell na Band, e depois ele foi parar na Globo com a saga do Majin Boo. Também passaram pelas emissoras do Brasil alguns como Samurai X, Sakura Card Captors (era demais esse desenho),Digimon ( o primeiro foi o melhor na minha opinião) Yu-Gi-Yo, Pokémon, Beyblade  (que antigamente já foi bem melhor) Bucky, Inuyasha, Fullmetal Alchemist e mais recentemente o Naruto.
   Os desenhos japoneses em sua grande maioria sempre foram vistos por muitos como desenhos violentos, (minha mãe não gostava que eu assistisse) o fato dos desenhos serem de lutas certamente deixavam muitos pais de cabelo em pé, mas pelo menos eram desenhos emocionantes, que prendia o publico em frente a TV, diferente dos atuais desenhos exibidos pela TV, os desenhos americanos que são muito bobos, sem emoção, e sem graça, as crianças de hoje em dia podem até gostar, mas elas também nunca tiveram a oportunidade de ver os animes, se elas assistissem os animes japoneses ai sim elas saberiam o que é um desenho de verdade.

   Eu me lembro que na época do Dragon Ball as crianças comentando os desenhos em sala de aula, no recreio brincadeiras com relação ao desenho, discursões para ver quem era o Goku e no final da aula saiam correndo da escola para chegarem em casa e assistirem o Dragon Ball ou algum outro desenho japonês, um mar de crianças desesperadas para não perder um momento sequer do anime, isso tudo era demais, hoje não existe isso, pois os desenhos atuais não prendem o telespectador em frente a TV como antigamente, os japonese conseguiam como ninguém conquistar o público.
    O que esta acontecendo atualmente é que o mercado de desenhos americanos esta tomando conta da TV, só se ver desenhos americanos passando por ai a fora, os desenhos dos EUA são bons, porém os que passam na TV Aberta com algumas exceções são muito bobinhos e sem graça, muito voltado ao público infantil, e não para o publico adolescente, os bons dos EUA a TV Aberta não transmite. Com tudo isso na TV Aberta esta impossível ver um anime, o SBT que era uma das ultimas salvações não quis dar continuidade ao Naruto, a série Shipuden não será transmitida, a Globo parou no Dragon Ball, a Rede TV transmite um Pokémon que é muito sem graça, A ultima coisa que a Band transmitiu foi o Cavalheiro dos Zodíacos e depois mais nada. Ou seja, o mercado japonês esta perdendo espaço e o pior sem motivo, pois são os melhores como eu já disse.
   O mais incompreensível ainda é: já que a Globo e as demais emissoras querem exibir os desenhos dos EUA por que então não transmitem os desenhos bons do EUA, tipo Os Simpsons (todas as temporadas), A Pantera Cor de Rosa, Corrida Maluca, Papa-Léguas, Speed Racer, Super Amigos, Thunder Cats entre tantos e tanto outros? Não da para entender essa situação, os americanos tem desenhos bons isso é fato, mas a TV só passa os ruins.
   O que as emissoras estão fazendo por mais que seja difícil compreender é acabar com o espaço dos desenhos japoneses aqui no Brasil, não existe o porquê parar de transmitir os animes criados pelos mestres dos desenhos, é lamentável ligar a TV e não ver mais os animes passando, marcaram a infância de muitas pessoas, e mais lamentável ainda é ver os atuais desenhos que estão na programação. Espero que essa situação mude, não sei se acontecerá, pois pelo que as emissoras deixam a entender elas preferem os desenhos americanos do que os japoneses. Mas todo mundo sabe que os japoneses são e sempre serão os melhores, merecem ter seu espaço de volta na TV.

Autor: Samuel Lucas



Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio