Protestos Contra o Governo : Começou na passagem e ampliou para um pais melhor


Olá Mundo
     Voltamos de algo bem IMPORTANTE que esta acontecendo agora no país , que é a onda dos protestos ocasionado pelo o aumento das passagens e acaba extrapolando isso e ser tornando um movimento contra o Governo, corrupção e muitos mais . Esse texto vai ser longo e no que der simples para descrever esse momento que além de me contagiar , contagia boa parte dos jovens de SP e também causando outras manifestações no Rio e outros pontos no país .

 

     Esse post vai ser dividido em subtemas que são :

  •   Movimento popular  - 1

  •   Policia - 2

  •   Governo - 3

  •    Mídia -  4

  •    Repercussão Internacional  - 5

  •    O povo acordou - 6

  •    Ativismo na Pratica - 7


   1. O movimento Popular 


        O movimento que tomou forma e jeito do povo que cansado de descasos e aumentos sem melhorias de qualidade nos serviços , o começo foi turbulento com um grande choque entre PM , tropa de choque e manifestantes , o governo realmente se negava a negociar e assim se teve o quadro do quatros primeiro atos do movimento passe livre que teve violência em menor ou maior nivel com forte imagens e abusos . O povo foi se informando e ganhando força com as pessoas até o ponto que chegamos agora no fim do quinto ato (17/6) que nas principais capitais do pais somou 200 mil pessoas . 

         Esse dia esta sendo considerado histórico como o acordar do Povo como um movimento que muito tempo desacreditado vem trazer um sentimento de real movimento popular e seu poder de mudança e sentir os governos tremerem e cederem num movimento de paz pros 2 lados . Há muito tempo que não via se tal mobilização em inicio a famoso 20 centavos (que é o foco ate agora) e agora uma luta por uma saúde , educação e um pais melhor a todos como hoje e mesmo quem via pela TV sentiu a energia fluindo nas pessoas mesmo com erros e acertos no caminho (que não parecem 3 semanas que mudam rumos ) . Nos como povo não temos partidos e podemos contar com esse movimento para mais de revolução com o #VemPraRua #MudaBrasil #VerásquefilhoTeunãofogealuta e até aqueles que ficam na janela vem nos apoiar . 
         

  2.0 Policia 

         
       A policia sempre foi uns instrumento do Estado além de sua função na segurança do cidadão que foi as ruas e tem na pratica a sua proteção diária . O caso é que certos governos ( fascistas ) o tornam armas para reprimir seja qual for causa que é um poucos rastros da ditadura que ficaram pra gente (Jovens de 20 anos) ver como nos atos na semana passada e retrasada aonde se viu muito gás pimenta e lacrimogênio e bala de borracha . Quando agente eles  ( Policiais ) se viram com a repercussão do excesso de força lá fora até o nosso governador chefe deles reconhece que a instituição foi forte demais contra um movimento pacifico que ali se apresentou . 
      Uma rápida avaliação a categoria que não é totalmente má e corrupta como alguns demonizam porem em certos momentos históricos se põem como vilã para a população em geral . Não que sejam heróis pelo que fazem hoje e nem culpa deles é já que o Estado os prepara mal e assim temos uma policia que mal sabe atirar e investigar . Imagina se ela saberia lidar com um grupo enorme insastífeito sem, usar de truculência que vem de mando de superiores . 


3 - Governo

      O governo nesse caso passou em todas as esferas já que a pressão foi em cima do Haddad (Prefeito) responsável direto pelo aumento , Geraldo Alckmin (Governador) que tem uma fama de ser forte em questões como essa e manda tropa de choque pra cima e pingou na Dilma (Presidenta) que foi militante e deveria estar mais ativa no caso .  
      O  caso dos protestos que vem ocorrendo tivemos uma reviravolta na posição deles nas ultimas semanas . O começo de rigidez e postura que nem abriria negociações se curvou a força do povo e a mobilização dos atos seguintes ao ponto de se retirar a tropa de choque ,liberar a cidade e evitar a guerra civil desnecessária e abrindo negociações (A prefeitura no caso ) com o MPL (movimento passe livre ) com reuniões nessa semana em busca de soluções como um governo deve fazer para reduzir a tarifa dos onibûs . 


4 - Mídia

     A mídia é um dos grandes pontos desse texto afinal é dela umas grandes questões envolvida já que a posição dela é questionável quanto a cobertura ou como manipula essa informação , A questão é que muito do que foi noticiado foi favorecendo o governo e omitindo o outro lado dos manifestantes que ficou claro com os muitos vídeos postados de abusos claros , conforme foi virando a situação viu - se a inversão de opiniões como do Arnaldo Jabor antes e depois  da repercussão negativa . Os veiculo de comunicações se renderam aos "Vândalos" até virarem hoje (Épicamente) Ativista/manifestantes hoje na cobertura dos muitos protestos nacionais . 
    Nessas semanas houve a briga entre a mídia nova (Internet) e a tradicional (TV) que mostraram 2 lados da moeda e o velho jogo de poder .  Explicando melhor isso é o seguinte : ficou claro como a TV seguia e os interesses próprios e colocava tudo de uma visão distorcida e a internet tá ai para mostrar seu valor com os vídeos bombásticos com os podres por trás daquelas cenas apresentadas apesar de ambos lados cometerem erros como o vandalismo , abuso policial e confrontos desnecessários . Da pra ver que fica claro a dinâmica delas é bem diferentes já que a internet tem uma liberdade e um tom de revolução e a TV ao contrario vem presa a interesses e sempre com um tom de suspeito ou manipulador daquilo que é visto . 

5 - Repercussão internacional 

   Outro ponto interessante é a barulho que fez lá fora essa onda de protestos que ganhou uma repercussão inacreditável pela mídia não apenas latino americana mas como europeus e norte americanos interessados na situação criada pelos protestos de grande movimentação não só política mas como social dos últimos dias . É considerável sair nas capas de certos jornais conceituados de fora por um feito tão importante para o país que vivemos e ter elogios e apoio de países como Turquia , Alemanha , França e outros que fizeram atos de apoio ao que ocorrem aqui no Brasil . 
    Interessante perceber que o Estado de São Paulo foi massacrado pela atuação na quinta e se fez numa posição mais justa 4 dias após todos os acontecidos com menos violência e mais inteligência deles hoje . Essa vitória vai para as paginas de jornais lá fora que são observadores neutros nessa historia que é ótimo para a cobertura de um fato tão importante para esse país .  Talvez depois disso teremos uma PM e ou um governo melhor de olho que a mídia lá fora pode dizer . 


   6 - O Povo Acordou

  O povo principal responsável pelo feito é o motivo de festa : O então desacreditado povo que pouco parecia sair do marasmo de gerações que pouco fez e era dita com desinteressada fez uma pequena revolução amigos , conseguir que o Estado que linha dura permita uma grande manifestação com tons épicos  no tom de vitória .  É deste pessoas que sofrem todo dia com a falta de estrutura em algo que é seu direito garantido que é roubado por desvios do meu , seu, nosso dinheiro usado por muitos políticos para fins indevidos e paraísos fiscais . 
   Nessa trajetória de vitória do povo que se liberta das travas que o mantinham em Stand by e agora disposto a meter a mão na massa para fazer mudanças . Essa vitória simbólica das pessoas contra esse governo que poucos nos representa e reverte todo o nosso trabalho para manter vivo esse país  em uma educação , saúde e economia ruins para todos nos ainda gastando com Copa e  Papa .  O Povo acordou como o sentido real de povo que não é desagradável  mas bom porque todos nós juntos somos O POVO e queremos mudanças De Verdade  . 
   

  7 - O Ativismo na Pratica

       O ativismo é uma atividade marginalizada pela mídia em geral que distorcem o seu real sentido e esse foi o caso dos que estavam nessas e nos 4 atos anteriores que de " baderneiros "  foram a ativistas mesmo com toda a impressão ruim foram vistos como pessoas em uma causa certa e sem comparações a bandidos , vândalos como no primeiro momento . O trabalho feito por essas pessoas de pressionar , parar a cidade como diz no slogan da campanha pelo revogação do aumento foi sensacional e dando corpo e voz a essa união de pessoas em busca de algo melhor  para todos nós . 
     O ato de ir as ruas tanto quanto de quem ficou de espectador e divulgou a campanha do passe livre foram importantes e existem 2 tipo de ativistas : O do Facebook ( ativista do sofá) e o Cara que dá cara a tapa ( ativista da rua)  ambos estão ai e fazem a soma de quem fez essa vitória duplicar, triplicar já que a distancia ficaram muitos e os corajosos guerreiros que apanharam mas hoje veio a recompensa de tudo isso com mais 70,100 mil pessoas e a expectativa é crescer . 
      Muitos saíram do facebook ainda e a revolução só tá começando com aqueles que praticam o Ativismo por mais que 20 centavos mas por algo melhor para gente e as pessoas que virão depois .

Abaixo noticias , fotos e coisas sobre o protestos : 

cartazes
repercussão internacional
muito dos cartazes do protesto
largo do batata
#VemPraRua

 

























   Noticias : Repercussão nacional e internacional

  Isso será a parte 1 , a parte com vídeos e a talvez o final deste primeiro grande passo rumo a uns pais melhor . 

Por @miyoshi_niceguy - apoiador , não manifestantes como muitos e ativista virtual .

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio