#CulturaPop n°13 : Vamos falar sobre series

 
  Olá, pessoal

   O tema de hoje são as series, o modo como elas se adaptam nos dois modelos de transmissão atual que é a TV e os streaming como Netflix, Hulu, HBO GO e etc... , um formato que mostra como a nova geração tem a dinâmica diferente pro entretenimento, tem que ter qualidade e ritmo para conseguir embalar. O sucesso de produtos como GOT, Stranger Things, sobrenatural, arrow, 13 Reasons Why,  demonstra a variedade e pluralidade de gêneros são tipos que podem dar certo, é um universo complexo e para todas as idades.


   Pra começar a falar de series é lembrar que é um dos formatos mais antigos da TV, se você considerar Doctor Who que estreou em 1963 no Reino Unido, acompanhando todo desenvolvimento da tecnologia chegando ao nível de detalhes que alcançam hoje. O que mudou em mais de 60 anos de produção televisiva, foi a temática que é trabalhada ou abordagem de assuntos que naturalmente se altera como a interpretação  histórica sobre hábitos culturais, sexo, questões raciais e protagonismos sociais. 

    O modelo de temporada é algo que surge ai, atualmente temos divisões norte americanas como Fall Season e Mid Season, além da distribuição especificas de outros lugares que não tem programação fixa como a Netflix que pode escolher um período especifico pra lançar seus maiores hits. Esse equilíbrio na forma de lançar seus produtos faz com que ele esteja no meio do caminho entre a mídia tradicional e o hábito televisivo de horário e dia fixo, pondo em contraste o on demand que você assiste a hora que você quiser. 

    Uma coisa que é cultural, a partir dessa geração pelo menos é entender que as pessoas assistem aos seriados de onde e quando querem, o futuro é a Netflix, Hulu, Amazon Prime, CrunchRoll , Dramafever e etc. Num momento anterior, o hábito de ver uma serie era estar no sofá vendo friends, três é demais, Kenan e Kel, CSI, House , Smallville e etc no mesmo canal e horário, o estimulo a fidelização do telespectador, por exemplo que não lembra da faixa de Series do SBT as tardes e na madrugada que passaram grandes series da época dos anos 2000 e até sucessos recentes. 

    Pra concluir, é quase impossível pensar em entretenimento agora no século XXI sem pensar em séries e formatos de temporada / ano, seja um revival ou serie nova, é um mercado que tem fluxo e faz parte da cultura pop em definitivo. Sou um cara que estou meio dessa mudança, vivi o boom das series na TV e agora convivo bem com as plataformas de streaming, é uma melhora que faz parte do nosso tempo. 

 É isso, pessoal 
 Boa maratona no feriadão e até a próxima. 



confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.