FHM #65 : a tradição da base santista

    


     Olá pessoal 

     O tema de hoje é o Santos, time da baixada que se tornou um dos grandes da capital e tem sua tradição de décadas, um dos responsáveis por isso é a base que criou as gerações de meninos da vila. A notoriedade pela força dos seus jovens como foi Pelé, Robinho, Neymar e cia limitada, o time mundial pelos seus feitos no passados e títulos de tempos em tempos. 

      O DNA do peixe é ser ofensivo, trabalhar bem com seus jovens, ter uma leveza em campo e essas características permeiam toda a sua história. Todos lembram da magia que acontecia fora e dentro da Vila Belmiro que é um caldeirão como antigamente, um charme do clube, a nostalgia que envolve todo o futebol do Santos. O time tem um lastro do passado gigante e ao mesmo tempo é um time que não parou no tempo e continua sendo competitivo. 

     Existiram 5 gerações de Meninos da Vila, são times marcados pelo seu poder ofensivo como o Quarteto campeão do mundo: Pelé, Pepe, Coutinho e Dorval, depois disso tivemos a união de Ailton Lira com os jovens Pitta, Juary, João Paulo e Nilton em 78 e a terceira,quarta e quinta Geração a partir dos anos 2000. Além disso, os inúmeros craques que vestiram a camisa do Peixe que são crias da base tem uma lista de craques que vai de nomes recentes como diego, robinho, neymar e ganso até referências da torcida como foi Giovanni, Serginho Chulapa, Zito, Robert,Léo, Gilmar, Edu, alex e muitos outros. 

     O processo que acontece nas categorias de base e a resposta que sempre tiveram em campo quando colocados nos profissionais faz a fama de time revelador de jovens talentos desde sempre, seja por opção do treinador ou falta de dinheiro para investir em reforços, a coisa acontece. O trabalho de base é uma das qualidades que diferencia o time da baixada, sempre que precisa suas crias conseguem resolver em tempos difíceis, tudo ocorre pelo bons olheiros e pela facilidade que novatos conseguem se adaptar ao clube e os seus jogos. 

    O certo mesmo é que quando menos esperar, algum talento vai surgir jogando muito pelo Santos Futebol Clube, seja no ataque, meio ou defesa. Dentre outras tradições do futebol paulista, o Peixe como o time ofensivo e que sempre revela algum bom jogador é uma das melhores. 

Links :
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/04/meninos-da-vila-fazem-historia-no-santos-ha-geracoes.html
http://www.santosfc.com.br/idolos/
http://acervosantosfc.com/meninos-da-vila/

É isso, pessoal 
Até a próxima. 

 

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio