Wesley na Web : o poder do memes

    

    Olá pessoal 

    O tema de hoje é popular na internet, são os memes que se tornaram uma forma de comunicação ou diversão das novas gerações. O poder que essas imagens ganham em redes sociais nos leva a questão : até quando chega a influência disso nas pessoas ? o mundo tá perdendo a capacidade de dialogar. 

    A origem histórica vai até a Grécia antiga com o termo "Mimeme" que significa : "algo que é imitado", uma palavra para descrever um fenômeno de dispersão de um item cultural que atravessas gerações sofrendo alteração. O uso moderno e a interpretação contemporânea surgem respectivamente no livro de Richard Dawkins de 1976 " O gene Egoísta" e com o advento da Banda Larga em grande escala temos a popularização do meme pois o acesso é democratizado, tudo isso remonta o cerne de tudo que vivemos com a internet e o poder das novas linguagens. 

    A nova onda dos internautas é lidar de forma bem humorada com o cotidiano que é transmitido pelas redes sociais, seja um texto, foto ou até vídeo, nisso entra os memes como uma comunicação de nicho. O clichê da frase "uma imagem vale mil palavras" se reflete com uma geração que tem mais facilidade com imagens do que se expressar diretamente, talvez um dos fatores que os jovens de hoje deem tanto poder da linguagem dos memes ,do simples bom dia até reclamar dos políticos. 

    Entender a extensão do sucesso de memes é perceber como surgem paginas e grupos especializados em criar e compartilhar todo os dias. A facilidade na produção continua e o mercado em expansão fazem que as pessoas se dediquem a ter notoriedade como um produtor ou entendedor da área que utiliza de personalidades,séries,filmes,vídeos e o que mais for como fonte de inspiração do mais novo meme que todo mundo tem que usar. O modo como ganhar dinheiro com isso é tão novo quanto as pessoas que consomem seja com o merchandising e uso de redes sociais com patrocinadores. 

     Para fechar, o Meme tem seu valor hoje, por ser uma forma democrática de se expressar com o tom de leveza cotidiana, porque foi adotada como uma linguagem da internet e talvez a mais forte é mais simples de produzir e consumir por jovens que tem uma rede de referências. 

É isso, pessoal 
Até a próxima 


Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.